sábado, 31 de outubro de 2009

SANTARENSE - Artigos

O querer que nos vai na alma

O Homem quando quer é capaz de mover montanhas, é capaz, com a sua vontade e a sua força, tornar possivel aquilo que se possa pensar impossivél.

A História está cheia de exemplos que demonstram isso, desde a descoberta de novos mundos pelos nossos antepassados que contra todos os profetas da desgraça, desbravaram os mares e foram acrecentando mundo ao mundo até então conhecido, passando pelas viagens e descobertas espaciais, até aquela que vai ser a próxima revolução à escala mundial, a nanotecnologia.

Serve esta introdução, para dizer que também nós, se quisermos, podemos tornar o que é julgado por muitos de impossivel, em obra visivel . Diz-se que quando o Homem quer, a obra nasce. É essa máxima que envolve os novos orgão sociais da Associação Cultural e Informativa “ Os Amigos de Santar”. Essa máxima permitiu, a um punhado de pesoas, voltar a dar vida a uma Associação que se encontrava orfã e praticamente moribunda, e qual Fénix renascida, eis que ela aparece, renovada e cheia de energia para mover montanhas e dar corpo a essa expressão.

O mais fácil, até agora, foi feito. Novos corpos sociais, principios de organização, novos estatutos e organização de algumas actividades, um jornal de novo editado e uma solução provisória para sua sede. Dirão alguns que pouco ou nada foi feito, direi eu que, muito mais do que se pensava fazer até agora, já está feito. Mas este grupo de pessoas, é ambicioso e coloca a fasquia muito alta, porque não sabe viver e conviver com as coisas de outra forma, somos movidos a energia positiva e como tal, não podemos a almejar a menos que, marcar a posição como Associação de referencia da cultura Santarense. E a melhor forma para começar a edificar essa posição, passa exactamente pela edificação da sua sede. Todos nós precisamos de uma casa para nos abrigar, um local com o qual nos possamos identificar, onde possamos nós e os nossos, crescer e desenvolver. É esse o grande desafio que nos é colocado, erguer a sede social da ACI.

O querer que nos vai na alma, é o titulo deste texto, o querer de quem quer erguer a sua casa, nossa, vossa, de todos os amigos de Santar. No entanto, e por vezes, os caminhos a que nos propomos atravessar, são mais penosos e exigentes do que pensamos. É esta realidade com que se depara a ACI. Queremos muito construir a nossa sede, mas para chegar a esse objectivo, é necessário suporte para mover e ultrapassar algumas montanhas que se advinham neste caminho sinuoso, é necessário mais remos para levar este barco a porto seguro. Apelamos ao orgulho Santarense, à visão das entidades competentes, ao bom senso de todos, ao amor por Santar, pela sua tradição e cultura, para que, além de construirmos a sede da ACI, estejamos também a requalificar o património urbano e a dar vida a uma das mais emblemáticas artérias de Santar.

Não tenho duvida nenhuma que, os Santarenses e as entidades responsáveis não irão deixar de participar nesta caminhada a que nos propomos.

Carlos Alberto Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.