terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SANTARENSE - Artigos

Rigor … e Verdade

Não poderia ficar indiferente e insensível ao conteúdo do discurso de tomada de posse do agora reeleito Presidente da Junta de Santar, Sr. João Carlos.

Em primeiro lugar, a dureza e asperidade das suas palavras em nada dignificam uma cerimónia de tão sublime acto. Em segundo lugar e no que concerne ao ataque ao Santarense e seu Director, não encontro justificação para tão indelicada atitude.

Ao Santarense cabe o dever de felicitar as pessoas e as Instituições nas suas horas de vitória, mas também o direito de defesa quando injustificadamente atacado.

O Director do Jornal Santarense foi eleito pelos órgãos directivos da ACI para desempenhar este importante cargo. Procuro fazê-lo, baseado nos princípios que ostento, ou seja imparcialidade, ética, rigor… e verdade. Esta é a matriz da escola que frequentei na minha própria casa com os meus Pais e pretendo identificá-la para sempre.

Antes das eleições autárquicas, o Santarense decidiu entrevistar todos os candidatos à Assembleia de Freguesia de Santar. Elaboramos cinco perguntas iguais para todos, sendo as entrevistas na sede da ACI. Todos aceitaram de bom grado este convite, com excepção do Sr. João Carlos. Este desejava que lhe fossem entregues em mão para depois responder. Obviamente que tal pretensão não foi aceite, pois estaríamos a desvirtuar a verdade democrática e rejeitar os princípios de igualdade que arduamente defendemos.

Esta é a única e verdadeira realidade, podendo ser testemunhada pelas pessoas entrevistadas.

Mais adianto, que ninguém é obrigado a conceder entrevistas ao nosso Jornal, mas também não admitimos críticas fúteis e sem qualquer valor.

Enquanto desempenhar este cargo serei fiel a esta minha conduta, não embarcando em pressões nem linguagens estéreis. Aqui coloco um ponto final nesta questão, dando-a por encerrada mas com a verdade reposta.

Não tenho em meu poder qualquer certidão de Jornalista, mas ostento nos meus ombros os indeléveis valores de ética, rigor… e verdade.

O Director do Jornal Santarense;

Aurélio S. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.