quinta-feira, 18 de março de 2010

SANTARENSE - Artigos

Terreiro da Carvalha

Fogueira de Natal;


A fogueira do Natal no Terreiro da Carvalha continua a ser um dos rituais natalícios mais enraizados em Santar.

Na Carvalha, sítio de eleição para fazer a fogueira, junta-se o máximo possível de toros e de lenha, para que o povo se aqueça e conviva depois da consoada e enquanto espera pela missa do galo (a missa este ano foi antes da consoada, ás sete da noite), Geralmente este ponto de encontro prolonga-se até quase à manhã do dia seguinte, não faltando, comida e bebida e, com certeza, muita conversa e musica dos altifalantes de viaturas estacionadas.

É um encontro e convívio com muitos, em que se transporta para fora do lar e, de uma forma mais alargada, o hábito familiar da reunião à volta da lareira. Possui um significado religioso que antecede ao tempo em que os povos aguardavam o nascimento do Menino Jesus. "Depois que todos se iam apercebendo que Jesus Cristo estava para nascer a qualquer momento, os pastores reuniam-se então, em conjunto, à volta da fogueira, e em vigilância, à espera da revelação do acontecimento".
Normalmente são grupos de jovens que na véspera do Natal, vão às matas procurar grandes troncos e toros de árvores. Pode-se sempre contar com a

colaboração do amigo Joaquim Cego e António Peras, outros havia mas já não estão entre nós. Não esquecendo os habituais fogareiros que vão ajeitando a fogueira noite dentro com ajuda de todos. Nos últimos anos tem-se construído grandes fogueiras, de toros de pinheiros, toros de oliveira, eucalipto e tudo que apareça pelo caminho, onde a talvez centenária fogueira chega a queimar umas boas toneladas de lenha.
Como habitual juntam-se sempre alguns “cromos”, que é como quem diz, rapaziada boa e por vezes também de terras vizinhas a animar o acto, excedendo-se por vezes no álcool e nos festejos.

A fogueira de Natal é acesa ao cair da noite do dia 24. Geralmente fica restrita aos dias 24 e 25, reacende-se no fim do ano, início do ano novo e reis.

A época natalícia em Santar tem um sabor a tradição, onde a fogueira de Natal se mantém como um ritual que vai juntando ao longo dos tempos o povo na Carvalha.

Votos que esta tradição tenha continuidade para os nossos vindouros e que orgulhe a todos, as memórias do que ainda é a tradição e realidade de ser Santarense.

Natal 2009

Ordysi



1 comentário:

  1. Sem dúvida que o ano não seria o mesmo sem a tradicional fogueira de Natal. Principalmente para os que estão fora, como no meu caso, é o reencontro com bons velhos e novos amigos. Há muita gente boa em Santar.
    Abraço, desde o Algarve,
    Carlos Santos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.