terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mosteiro de Santar

No mosteiro de S. Marcos, de Coimbra, a meio da Casa do Capítulo, estava sepultura de Diogo Soares de Albergaria e de sua mulher, cujo epitáfio dizia:

= ESTA CAPELLA DERAM P.a SEPULTURA A DIOGO SOARES D'ALBERGARIA, AIO, E MORDOMO MOR DXLREY D. JOÃO z.°, SENDO PRINCEPE, E SUA MULHER D. BEATRIZ DE VILHENA, POR UM RICO E SUMPTUOSO MOSTEIRO, Q. DESTA ORDEM COMEÇARAM, Q. SE NÃO ACABOU, AO QUAL EM SEU TESTAMENTO DEIXARÃO HERDR.q DE TODAS AS SUAS RENDAS, DE Q. ESTA CASA TEM PARTE: FALLECERÃO NA ERA DE i473 ANNOS

Refere-se esta inscrição ao Mosteiro de Santar, cujas adeantadas obras se não concluíram por haverem falecido os fundadores e serem postos litígios vários pelos seus pa­rentes, que queriam ser herdeiros, e cujo desfecho veio a ser â revogação do testamento, pelo Rei D. Afonso 5. °, com o pretexto infundado de haver sido logrado no escambo que fizera, com os fundadores, das terras onde o mosteiro se fundou. Assim as cinzas dos fundadores—sepultados no mos­teiro de Santar — são trasladadas para o de S. Marcos de Coimbra. (V. notícia desenvolvida nos loc. cit. e em «O Con­celho de Nelas».

in, Memórias de Viseu (José Coelho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.